Ingredientes
300 g de espinafres frescos (ou 320 g de espinafres congelados e escoados)
110 g de requeijão
100 g de iogurte grego
1 ovo grande, batido
30 ml de azeite, mais algum para pincelar
30 ml de água com gás
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
250 g de folhas grandes de massa filo
(Uma forma retangular de brownies de 18 cm (4 cm de profundidade), untada.)
Aqueça previamente o forno a 180 graus.
Escalde os espinafres numa caçarola com água a ferver durante 30 segundos (coloquei os cubos de espinafres congelados, alguns minutos no microondas).
Esprema-os muito bem para remover a água em excesso. Corte em pedaços finos, coloque numa tigela grande juntamente com o requeijão, o iogurte, o ovo, a água, o bicarbonato de sódio e o sal, e misture bem. (Eu temperei com pimenta preta e alho moídos na hora, porque achei que faltava sabor a esta mistura).
Coloque um folha de massa filo na forma para brownies e, sem recortar a massa em excesso nesta altura, deixe cair sobre um dos lados da forma. pincele com azeite. Estenda outra folha por cima, desta vez com o excesso de massa a cair sobre o lado oposto da folha anterior. espalhe uma colher (sopa) cheia com a mistura de espinafres sobre a folha de massa filo. Estenda mais duas folhas por cima do recheio e utilize a massa sobrante para cobrir completamente a forma. Pincele com azeite.
Continue até terminar com a mistura de espinafres. Deverá terminar com uma camada de recheio. Por fim, dobre os dois restos de massa filo que estavam do lado da forma, de modo a cobrir o burek, e pincele com um pouco mais de azeite
Este burek ficou muito bom e soube ainda melhor acompanhado por um vinho tinto Altano Douro 2012!!
CURIOSIDADE
Eu não conhecia este termo e fui pesquisar. Parece então que o burek é um prato de origem turca, que acabou por se disseminar nos Balcãs durante o Império Otomano e foi incorporado na culinária local com diversas variações. A massa ... pode ter recheio de carne, queijo, espinafre e é normalmente servida com um pouco de iogurte natural. (http://manudooutroladodomundo.com.br/diversos/comidinhas-tipicas-que-valem-a-pena/).
Por exemplo, Ljubomir Stanisic recriando o burek que comia durante a sua infância em Belgrado, introduziu-o nas entradas do menu do famoso restaurante de Lisboa "Bistro 100 maneiras". Consiste num pastel de forno feito com massa filo comprida e enrolada à mão e recheado com espinafres e queijo fresco.
Espero que tenham gostado da receita e das informações. Bom apetite!