quarta-feira, 8 de abril de 2015

EMPADAS DE VITELA E CROQUETES DE VITELA ASSADA

Hoje foi dia de aproveitamentos! Sobrou bastante vitela, assada pela sogra, há que aproveitar para fazer uma refeição diferente. Fiz uma empadas de vitela e ainda sobrou recheio para fazer uns croquetes

EMPADAS DE VITELA

A receita da massa é do livro de receitas da Yammi (massa para empadas), que é magnífica. Sempre que a faço fica no ponto para usar, sem colar às mãos e sem ficar muito seca.

300 g farinha
30 g manteiga 
40 ml azeite
100 ml água
1 ovo
sal

Colocar no copo a farinha, o azeite, a manteiga e o sal e misture 30 seg, vel. 4. Adicione o ovo e a água e programe 45 seg., vel.4. Transfira a massa para um recipiente e amasse um pouco para que fique uniforme.
Esta massa pode ser feita em qualquer robot de cozinha e mesmo à mão não deve ser complicado.










Recheio 

Coloquei os bocados de vitela assada no copo da yammi e desfiz na veloc. 5, o tempo necessário até ficar bem desfiada e reservei. Fiz um estrugido na yammi (piquei cebola e alho, vel. 5, alguns segundos, juntei azeite e refoguei 5 min, vel. 1, temperat. máxima), juntei a vitela e deixei refogar 5 minutos, vel. 1, temper. 100 graus. Pus alguns segundos na vel. 2, para revolver mais a carne. Juntei um pouco de polpa de tomate, retifiquei temperos com alho e pimenta moída na altura, pimentão doce, e também com salsa, e refoguei mais um pouco na veloc. 1, temperat. 100.





Estendi a massa, cortei círculos, uns maiores para preencher as formas e outros mais pequenos para fechar as empadas. 



Pincelei com ovo batido e levei a forno pré-aquecido a 180 graus, até ficarem douradinhas. E cá estão elas :



CROQUETES DE VITELA ASSADA

Como sobrou recheio das empadas fiz uns croquetes: fiz umas bolinhas, passei por farinha, pelo resto do ovo usado para pincelar as empadas e por pão ralado, que tinha feito ontem para aproveitar pão velho (também com a ajuda do forno e da yammi). Coloquei no tabuleiro sobre um tapete de silicone, pincelei com azeite e levei ao forno a 180 graus até ficarem crocantes.




Ficaram muito boas e os miúdos adoram!

2 comentários:

  1. Uma das minhas receitas favoritas!! Obg por publicares... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana. Apesar de ter sido feita na Yammi, é fácil de fazer no método tradicional.
      Bjs

      Eliminar