quarta-feira, 1 de abril de 2015

Rissóis de peixe no forno (yammi)

No esforço de fazer algumas refeições de peixe por semana, decidi fazer esta receita que vi na revista Robot de Cozinha, nº 84, janeiro 2015: Rissóis de peixe no forno.

Massa:
350 g de farinha
80 g de manteiga
30 g de azeite
50 g de água
1 ovo grande

Fiz a massa na Yammi, ficou com uma boa consistência para esticar. As massas podem ser feitas à mão, mas um robot de cozinha facilita muito o trabalho. Coloquei os ingredientes todos na yammi e liguei velocidade 6, 30 segundos. Reservei.

Recheio:

500 g de peixe a gosto (usei postas de pescada para cozer)
1 cenoura
1 cebola
2 dentes de alho
40 g farinha
40 g azeite
sumo de limão, salsa, noz moscada, sal e pimenta q.b.

Apesar de na receita indicar para cozer o peixe a vapor no robot de cozinha, cozi-o normalmente, no fogão, enquanto fazia o resto do recheio na Yammi (não deitar fora a água de cozer). Coloquei no copo do robot a cenoura descascada e partida em bocados, bem como a cebola e os alhos, vel.5-6, 10 segundos. Juntei o azeite e programei 4 minutos, velocidade 2, temperatura 100. No final, juntei o peixe já cozido e desfiado e pus mais 4 minutos na mesma velocidade e temperatura. Retirei e reservei.
No copo, coloquei 500 g da água de cozer o peixe, os 40 g de farinha, temperei com noz moscada, sal e pimenta, 100 graus, 5 minutos, velocidade 3. (Talvez juntar um pouco mais de farinha, para ficar mais grosso). Fui misturando este creme com o peixe, até ficar com uma consistência cremosa mas não muito líquida. Retifiquei os temperos com alho moído na altura, pimenta e noz moscada moídos na altura. (ver preparação tradicional em baixo).



Estendi a massa e fiz os rissóis conforme se vê na imagem (não são bem o formato usual, mas achei mais fácil assim). Pincelei com ovo batido e levei ao forno pré-aquecido a 180 graus, até ficarem douradinhos.





E cá estão os rissóis de peixe prontos a comer e acompanhados por vinho tinto Papa Figos, Douro, 2013.


Todos gostaram, graúdos e miúdos. Só falta dizer que a massa ficou mais parecida com a de empada do que rissol.

Para terminar, uma fotografia da Mia.



(Preparação Tradicional: fazer um estrugido com a cebola e os alhos picados, depois de refogar um pouco, juntar a cenoura raspada, temperar com sal e pimenta moídos na altura e deixar amolecer. Juntar o peixe cozido, sem espinhas e desfiado, deixar apurar. Juntar a farinha, noz moscada, envolver bem, ir juntado água de cozer o peixe, até ficar uma mistura cremosa. Retificar os temperos com alho moído, noz moscada e pimenta moídos na altura. O resto da receita é igual)

3 comentários:

  1. Nos ingredientes da massa menciona 2 vezes azeite. É mesmo assim ou é outro ingrediente? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. É mesmo assim: a massa leva azeite e o recheio também.

      Eliminar