Voltando novamente a este assunto, dado o muito trabalho, típico de um Serviço de Psicologia e Orientação, apenas consegui avançar na aplicação da BANC esta semana que passou. Relativamente ao aluno mais novo, tendo em conta que são provas demoradas, decidi avançar com a Griffiths, porque como já a domino melhor, mais rapidamente obtenho resultados para dar algum feedback à Educadora que solicitou a avaliação. No que diz respeito ao aluno de 10 anos, apliquei a prova 9 - Figura Complexa de Rey e a 12 - Lista de Palavras.
A prova Figura Complexa de Rey é feita de acordo com a prova original, incluindo uma Prova de Cópia e uma Prova de Evocação Diferida (intervalo curto - 3 minutos) e uma prova que constitui uma novidade em relação ao original: Prova de Evocação Diferida (intervalo longo - 20 a 30 minutos). A cotação de cada elemento da figura varia na mesma entre 2 e 0, conforme a o elemento está ou não reproduzido, a sua localização e precisão, tal como no Teste da Figura Complexa de Rey; mas o sistema de cotação segue o sistema de Meyers e Meyers, com critérios mais específicos, que vêm bem explicados no manual.
A Lista de Palavras consiste em pedir ao sujeito que ouça uma lista de 15 palavras (Lista A) e seguidamente diga o máximo número de palavras dessa lista. voltar a dizer a lista e pedir que diga novamente as palavras dessa mesma lista, num total de 4 ensaios. Para a cotação vai interessar o número de palavras lembradas no primeiro ensaio, o número de palavras lembradas, somando os 4 ensaios. Diz-se depois uma lista de 15 palavras (Lista B), outras, no que se chama Ensaio de Interferência, e regista-se o número de palavras lembradas. De seguida pede-se que o sujeito volte a lembrar-se e a dizer palavras da primeira lista - Ensaio de Evocação Diferida (intervalo curto) e passado 20 a 30 minutos volta a pedir-se o mesmo - Ensaio de Evocação Diferida (intervalo longo). Após este ensaio ainda se pede à criança que perante palavras (uma lista de 45) diga se fazem parte da primeira lista de palavras (Lista A) - Reconhecimento Diferido.
Não são provas difíceis de aplicar, a dificuldade poderá ser articular as provas de forma a introduzir os tempos exigidos antes das provas de evocação diferida. Apesar de serem sugeridas as provas a efetuar nestes intervalos, nem sempre é possível, porque não se consegue fazer tudo num dia. Talvez com mais experiência na aplicação isso se torne mais fácil.
A partir dos resultados obtidos nalgumas provas e respetivos resultados padronizados obtém-se três resultados compósitos:
- de Memória;
- de Atenção/Funções Executivas;
- de Linguagem.
Estes depois, são transformados em Índices e Percentis, o que nos ajuda a perceber e/ou prever dificuldades ao nível do desempenho escolar dos alunos, nomeadamente nestas dimensões.
Penso, contudo, que falta uma melhor exploração de todas as provas, nomeadamente do que realmente avaliam e que conclusões se podem tirar a partir dos resultados obtidos. Salvaguardo que ainda não consegui explorar da melhor forma o manual técnico, contudo se este contiver este tipo de informação deveria estar acessível de forma mais objetiva e fácil de utilizar.
Vou participar numa formação sobre a BANC, no dia 16 de fevereiro, promovida pela CEGOC, a quem o Agrupamento comprou a bateria. Espero depois, ter mais informações para partilhar.
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