segunda-feira, 30 de março de 2015

Bolachas

Hoje vou partilhar a receita das bolachas que fiz no fim de semana. A receita é a da massa da Tarte de Maçã Invertida, retirada do livro de sobremesas de José Avillez, da Coleção Boa Cama Boa Mesa, editada juntamente com o Expresso há já algum tempo. Fiz a sobremesa no Domingo e tal como já é costume, sobrou-me massa, da qual fiz as bolachas. Como os meus filhos gostam muito, à tarde voltei a fazer.
A receita da massa é a seguinte:

Ingredientes:
250 g de farinha
125 g de manteiga sem sal
100 g de açúcar
30 g de amêndoas em pó
1 ovo

Deixe a manteiga à temperatura ambiente para que fique macia (isto evitará ter de se trabalhar muito a massa). Junte à manteiga o açúcar, as amêndoas e o ovo. Misture até obter um preparado homogéneo. Junte a farinha peneirada, Enrole a massa em bola, envolva-a em película aderente e reserve no frigorífico durante 12 horas.

Quando fiz as bolachas usei a manteiga diretamente do frigorífico, pelo que tive necessidade de amolecer um pouco no microondas e depois juntar um pouco mais de farinha, de forma a poder esticá-la sem colar no rolo (mesmo assim cola um pouco, mas não junto mais farinha para as bolachas não ficarem muito secas). Usei a Yammi, velocidade 4, sem temperatura, para misturar os ingredientes. Usei logo a massa, não reservei no frigorífico, conforme diz a receita do Avillez.


Dividi a bola de massa em três, estendi com o rolo e levei assim ao forno, a 180 graus, até dourar ligeiramente. Não deixar muito tempo, senão ficam muito secas.


Como se pode ver pela fotografia, não fiz bolachas com formato redondo ou qualquer outro. Simplesmente estiquei a massa no tapete de silicone que usei para levar ao forno, cortei grosseiramente a massa quando já estava parcialmente cozida, afastei um pouco os bocados uns dos outros e assim, sem muito trabalho resultaram umas bolachas muito boas!




Até amanhã. Durmam bem.

2 comentários: