Fiz esta receita pois precisava de completar um jantar de sexta feira, com mais um prato, pois decidimos convidar uns amigos à última. Tinha carne picada congelada e dois rolos de massa folhada. Achei que fazer só carne picada, tipo bolonhesa, ficava sem graça, então lembrei-me de uma tarte de massa folhada com carne picada, mas que também levasse legumes, para lhe dar um toque diferente. As quantidades dos ingredientes são aproximadas, porque foi feito em função do que tinha e não anotei.
Fiz primeiro o refogado de carne picada. Num tacho coloquei um bom fio de azeite, depois de aquecer juntei-lhe a carne picada de bovino (cerca de 500 gr), temperei com sal, pimenta preta moída na altura, alguns dentes de alho picado, fui mexendo e envolvendo bem a carne no azeite. Só quando a carne perdeu a cor vermelha, juntei um pouco de cerveja e um pouco de polpa de tomate. Deixei a refogar para que ganhasse sabor. Enquanto a carne refogava, num outro tacho coloquei um fio de azeite, deixei aquecer, juntei a parte branca de dois talos de alho francês cortados às fatias e duas cenouras raladas. Temperei com sal e pimenta preta moída na altura.
Deixei refogar até os legumes amolecerem. Juntei os dois refogados, uma embalagem de natas de soja e misturei tudo. Coloquei sobre metade da placa de massa folha, já estendida sobre papel vegetal, num tabuleiro de ir ao forno. Dobrei a placa, pressionei as bordas, pincelei com ovo batido e levei ao forno até ficar douradinha. Deu para duas tartes.
Para uma ideia de última hora, ficou mesmo bom.
Nota: Como sobrou uma e sabia que não a comeríamos no dia seguinte, congelei. Descongelei esta semana e estava um espetáculo na mesma. Aconselho!
Sem comentários:
Enviar um comentário