domingo, 19 de fevereiro de 2017

Tarte de Maçã (Receita Clara de Sousa)

                                  

Esta receita de Tarte de Maçã é do primeiro livro da Clara de Sousa, "A minha cozinha". É a melhor tarte de maçã que alguma vez fiz e mesmo que comi. E também é do agrado do resto da família. Por isso, já fiz várias vezes, mas reduzo um bom bocado a quantidade de açúcar. Já aconteceu a massa não ficar tão boa, pelo menos uma vez, talvez por ter sido muito trabalhada. Tal como a autora diz, é uma massa que não pode ser muito trabalhada, apenas o suficiente para misturar os ingredientes. Usei a Yammi, velocidade 4, mas antes de ter a Yammi, usava um robot de cozinha simples, ou também pode ser feita à mão, basta amolecer um pouco a manteiga (não muito).


Ingredientes 

Recheio
5 maçãs golden
150 g de açúcar amarelo (só uso 100 g)
100 g de açúcar branco (só uso 50 g)
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de chá rasa de canela em pó

Cobertura
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de farinha (ponho mais um pouco)
uma mão cheia de miolo de noz partido em pedaços (ponho 2 mãos cheias)

Massa (receita de massa areada do livro)
300 g de farinha
100 g de açúcar branco
1 ovo
1 pitada de sal
200 g de manteiga

Começar por fazer a massa areada:
Num robot de cozinha, com o acessório da massa, misture a farinha, o açúcar, o ovo e o sal. Junte a manteiga em pedaços até ficar muito bem envolvida. Deixe a massa repousar 15 minutos. (Como já disse em cima, não bater muito a massa, para que fique com uma consistência areada).

Com a massa forrar uma tarteira de fundo falso (usei uma forma de abrir de 26 cm). Começar pelas laterais, com uma grossura de 0,5 cm e depois forrar a base.



Descascar as maçãs, retirar os caroços e cortar em fatias grossas (corto em cubos pequenos, para que cozam mais rápido no forno).
Numa taça, misturar as maçãs, o açúcar amarelo, o açúcar branco, a farinha e a canela. Envolver tudo com as mãos, despejar na tarteira e levar a forno pré aquecido a 170 graus durante uma hora.



Entretanto fazer a cobertura, esboroando com os dedos, a manteiga, o açúcar, a farinha e as nozes. Juntar um pouco mais de farinha se esta mistura se colar muito aos dedos. Colocar no frigorífico.

Depois de uma hora no forno (a massa deve estar com cor e a maçã cozida), retirar a tarte do forno, esfarelar a cobertura por cima . Pincelar as bordas com leite e levar novamente ao forno, à mesma temperatura, por mais 20 a 30 minutos até alourar.











Sem comentários:

Enviar um comentário