segunda-feira, 25 de maio de 2015

DOURO SUPERIOR

E depois de um sábado na Bairrada, na passada semana, foi a vez de passarmos o sábado no Douro, mais propriamente no Douro Superior.

O grande objetivo da jornada era a visita à quarta edição do Festival de Vinho do Douro Superior, que decorreu em Vila Nova de Foz Côa de 22 a 24 de maio.



Mas como provar vinhos de barriga vazia não é o mais aconselhável e gente muito simpática e acolhedora nos esperava em Torre de Moncorvo, há que nos dirigir a esta terra tão bonita e serena. Como já era hora de almoço, fomos ao restaurante O Lagar (http://www.olagar.net/). Já lá tínhamos ido há alguns anos atrás e tínhamos gostado muito. Continua muito bom e a preços equilibrados. Provamos estufado de favas e costela, javali estufado, migas de tomate e posta: estava tudo espetacular. Aconselhamos.



Em relação ao Festival de Vinhos do Douro Superior, foi opinião dos presentes que mais uma vez se provaram belos tintos e brancos de uma zona verdadeiramente deslumbrante do nosso pais, quer pelo seus produtos quer pela beleza natural, que na minha opinião é das mais bonitas de Portugal.  




Parte do nosso grupo:



E a última parte do dia foi de novo em Torre de Moncorvo, onde fomos muito bem recebidos. Obrigado a todos!




quinta-feira, 21 de maio de 2015

ROLINHOS DE SALSICHA DE CARNE PICADA

Devia estar a partilhar uma receita do livro que propus explorar este mês "Refeições em 15 minutos", do Jamie Oliver, mas a verdade é que não fiz mais nenhuma. Por isso, vou falar do que fiz hoje para o jantar: Rolinhos de salsicha de carne picada. É uma receita que vi no programa "Rudolph's Bakery", que dava no canal 24Kitchen, com algumas adaptações.


Ontem fiz carne à Bolonhesa na Yammi, mas como era uma embalagem grande de carne picada de bovino (comprei a maior do LIDL, que fica mais em conta), não usei toda e ficou para hoje.

Receita

A massa fiz na Yammi, usando a recita de scones, mas pus menos açúcar, não usei o ovo e pus quase o dobro de leite.
250 g farinha
10 g açúcar
40 g manteiga
1 colher de chá fermento em pó
Pitada de sal
120 ml leite

Coloquei todos os ingredientes no copo, pela ordem descrita e programei 45 segundos na velocidade 4. Ao abrir, se a massa estiver "peganhenta", juntar um pouco mais de farinha e marcar mais alguns segundos na velocidade 4. Reservar.

Quanto ao recheio, numa taça, juntei a cerca de 500 g de carne picada, sal, alho, pimenta preta e noz moscada, moídos na altura, um ovo e pão ralado ou tostas raladas na hora, de forma a ficar com uma consistência que permita moldar bocados de carne em forma de salsicha.
  


Dividi a massa em bolas de cerca de 50/60 g, estiquei com o rolo  de modo a não ficar uma massa nem muito fina nem muito grossa, dando-lhe uma forma oval. Coloquei as salsichas de carne picada no meio, dobrei as pontas para dentro e enrolei. No tabuleiro, coloquei os rolinhos com a zona da junção da massa virada para baixo.
Pinecei com ovo batido e levei a forno pré-aquecido a 180 graus, até estarem bem douradinhos.




Ficaram muito bons e são muito fáceis e rápidos de fazer.








domingo, 17 de maio de 2015

SIDÓNIO DE SOUSA

Ontem foi um dia memorável!!!

Juntamente com um excelente grupo de amigos, fomos muitíssimo bem recebidos pelo Eng. Paulo Sousa, da casa Sídónio de Sousa.

Já conhecíamos o Eng. Paulo das andanças dos encontros de vinhos, nomeadamente nos da Bairrada, mas ficamos a conhecer ainda melhor quando uma feliz coincidência nos juntou no aeroporto de Dusseldorf Weese. Foi desse encontro que saiu o convite para o visitarmos na Bairrada e que se concretizou ontem dia 16 de maio, para festejar os anos de meu marido.
Depois de visitarmos as vinhas, dirigimo-nos às instalações da adega e foi então que começou a prova. A acompanhar as entradas provamos três espumantes: Sidónio de Sousa Espumante Rosé Brut Nature 2013, Sidónio de Sousa Espumante Branco Brut Nature 2013 e Sidónio de Sousa Espumante Branco Special Cuvée 2013, todos eles muito equilibrados e bastante frescos.
Durante a refeição, um excelente repasto que consistiu num arroz de cabidela com os miúdos do leitão, e posteriormente no dito leitão, vindo diretamente do Restaurante Mugasa, provamos o Sidónio de Sousa Espumante Tinto 1999, Sidónio de Sousa Bairrada Tinto Merlot 2012. Finalmente entramos nos tintos da casta Baga, Sidónio de Sousa Bairrada Tinto Reserva 2009, Sidónio de Sousa Bairrada Garrafeira 2009. Deu-nos ainda a degustar algumas relíquias da sua garrafeira particular: Sidónio de Sousa Bairrada Reserva tinto 2000, Sidónio de Sousa Bairrada tinto 1991, Sidónio de Sousa Bairrada tinto 1988 ( Grupo dos oito ). Foi também provado o Sidónio de Sousa Bairrada Tinto 2005. Todos estes vinhos demonstram que de facto esta casta tem uma grande personalidade e consegue mostrar todas as suas excelentes características nos diferentes anos (palavras do meu marido!).



Acabo como comecei: foi um dia inesquecível quer pela companhia de todos os nossos amigos, quer pela simpatia e saber receber do Eng. Paulo e também dos seus pais.



domingo, 10 de maio de 2015

STROGONOFF DE VACA by Jamie Oliver

STROGONOFF DE VACA by Jamie Oliver

O mês de abril já lá vai e já é altura de dar continuidade ao desafio "Um livro por mês". Sendo assim, o livro escolhido para retirar receitas a experimentar durante o mês de maio é o "Refeições em 15 minutos" de Jamie Oliver". E a receita escolhida, que fiz para o jantar da passada sexta foi

"Strogonoff de Vaca, Arroz Solto e Pickle de Salsa e Cebolas Vermelhas"

Arroz
1 chávena (300g) de arroz basmati
1/2 ramo de tomilho
200 g espinafres baby

Pikle
2 cebolas vermelhas pequenas
1 mão cheia de pepinos pequenos em conserva (não usei)
1 ramo de salsa

Strogonoff
300 g de mistura de cogumelos
3 dentes de alho
2 bifes de lombo de vaca de 200 g, sem gordura
1 c. chá de pimentão doce
1 limão
1 gole de brandy
4 c. sopa de iogurte natural magro
1 gole de leite meio gordo

Primeiro coloquei num tacho uma chávena de arroz, duas chávenas de água, as folhas de tomilho e uma pitada de sal e pimenta, tapei e deixei cozer, mexendo em vez em quando. Quando estava quase cozido, juntei as folhas de espinafres, deixando-as ficar sobre o arroz, e desliguei quase logo de seguida.

Para o pikle, não usei pepinos em conserva, cortei as cebolas em fatias finas, os talos da salsa também finamente e as folhas mais grosseiramente, juntei numa tigela a cebola com a salsa e vinagre balsâmico. Misturei bem.

Numa frigideira onde pus um fio de azeite, coloquei os cogumelos partidos às fatias e os alhos "esborrachados", deixei refogar um pouco, temperando com sal, pimenta e alho moído na altura. Depois juntei dois terços da mistura de cebola e salsa e deixei apurar tudo junto.

Entretanto, cortei os bifes em tiras de aproximadamente 1 cm de espessura e temperei com sal, pimentão doce e raspa do limão.
Retirei os cogumelos para um prato, deitei duas colheres de azeite na frigideira e coloquei a carne sem sobrepor. Deixei dourar, virando de ambos os lados. Reguei a carne com um pouco de brandy e flamejei. Depois da chama se extinguir, juntei os cogumelos na frigideira, com o iogurte e o leite, e deixei levantar fervura, desligando de seguida.
Numa travessa, dispus os espinafres, o arroz por cima e em seguida a mistura de carne e cogumelos. Por último, coloquei a restante mistura de cebola, salsa e vinagre que não foi à frigideira.



Ficou muito bom, e é um prato saudável!


terça-feira, 5 de maio de 2015

Puff a partir de um pneu

Hoje não vou partilhar uma receita mas sim algo que eu fiz, que deu algum trabalho mas ficou muito bonito. Tive a ajuda do meu pai, nomeadamente a cortar as placas e a prendê-las ao pneu. Gostei muito do resultado final!



Depois de ver na internet o aproveitamento de um pneu para fazer um puff (http://www.reciclagemnomeioambiente.com.br/puff-de-pneu-passo-a-passo/), decidi tentar fazer o mesmo com um que já estava cá em casa há algum tempo e não tinha qualquer utilidade. Nesse trabalho usam fio de sisal 10 mm, tentei fazer o mesmo, mas como este material é muito caro optei por outros, nomeadamente rolhas. Assim reciclei um pneu, rolhas e ganhei um puff para a nossa sala!!


O que acham?

domingo, 3 de maio de 2015

Como tirar cola dos rótulos dos frascos

Sempre que me acaba algum frasco de compota, feijão, etc. aproveito-os para mais tarde guardar coisas, colocar compota ou outras utilizações. Depois de os lavar na máquina da loiça, coloco-os em água acabada de ferver e algum tempo depois consigo remover a colar dos rótulos. Sempre que estava um pouco mais agarrada, esfregava a cola com esfregão de arame e acabava por sair. Há poucos dia atrás, deparei-me com uns frascos cuja cola estava extremamente difícil de sair. Foi então que vi na internet a sugerirem a utilização de vinagre. E a verdade é que funcionou.

Ora vejam:

 

 


Usei vinagre de sidra, que segundo o que li na internet é o mais indicado. E resultou!







Desafio Um Livro por Mês: Popina "Brownies de Trufa de Chocolate"

Já acabou o mês de abril, mas não podia terminar sem fazer uma última receita do livro "Popina: Iguarias Saudáveis". Quando comecei o desafio achei que iria fazer mais receitas, mas o trabalho e as tarefas de casa não deixam muito tempo...
Decidi então fazer estes brownies, que tinham muito bom aspeto e são muito fáceis de fazer. E ficaram ótimos, mesmo muito bons!

Brownies de trufa de chocolate

Ingredientes
240 g de chocolate preto (com pelo menos 70% cacau)
100 g de manteiga sem sal
3 ovos
135 g de açúcar amarelo refinado
55 g de farinha sem fermento
cacau em pó, para polvilhar

Material: forma quadrada para brownies de 18 cm (3 cm de profundidade), forrada
 com papel manteiga.

Preparação
Pré aqueça o forno a 150ºC (Gás 2). Coloque o chocolate e a manteiga numa taça resistente ao calor em banho-maria. Mexa até derreter. Deixe arrefecer.

 

Coloque os ovos e o açúcar numa tigela e bata até ficar esbranquiçado e cremoso. Acrescente a farinha envolvendo suavemente. Finalmente envolva o chocolate derretido e misture até ficar cremoso.

Deite a massa na forma de brownies já preparada e cozinhe em forno pré-aquecido durante 15 minutos. Os brownies deverão crescer ligeiramente.



Deixe arrefecer completamente e depois polvilhe com cacau em pó. Divida em quadradinhos e sirva.


Ficaram mesmo bons!! Foi pena não termos nenhum gelado para acompanhar.



E para terminar, fotos das nossas meninas: