segunda-feira, 10 de abril de 2017

Bolo de maçã de liquidificador

Esta receita foi-me dada pela minha cunhada, e como muitas das receitas de doces do Brasil, é feita quase toda ela no liquidificador, ou no meu caso na Yammi. É muito simples e fica um espetáculo com os bocados de maçã.



2 1/2 xícaras chá de farinha de trigo (usei sem fermento) - mais ou menos 250 g
2 xícaras chá de açúcar (só usei 1 e um pouco) - mais ou menos 200 g
3 ovos
1 xícara chá óleo - mais ou menos 150 ml
1 xícara chá leite (ou sumo laranja) - mais ou menos 150 ml
1 c. sopa fermento em pó
3 maçãs grandes fatiadas ou 5 pequenas 

No liquidificador/robot de cozinha bater todos os ingredientes, exceto a maçã. Depois, fora do liquidificador/robot envolver os bocados de maçã.
Colocar numa forma untada com manteiga e enfarinhada, levar ao forno pré-aquecido a 180 graus até deixar de estar líquido, isto é, espetando o palito este sair seco. Depois de desenformar polvilhar com açúcar e canela.

Como vêem é muito fácil e fica muito bom!









domingo, 9 de abril de 2017

Calzone de Legumes (na Yammi)

Vi esta receita na casa de uma amiga, no livro "7 dias com a Bimby" e decidi fazê-la, adaptando a receita à Yammi.

Então a receita é assim:

CALZONE DE LEGUMES 

Recheio:
500 g água (para cozer os brócolos)
150 g brócolos
50 g cebola
1 dente alho
80 g cenoura
30 g azeite
150 g tomate maduro
100 g cogumelos cortados em quartos
1 c. chá de caldo de legumes (ou 1 cubo)
1 c. sopa oregãos
80 g de milho

Massa:
220 g água
1 c. chá açúcar
30 g azeite
25 g fermento padeiro fresco
420 g farinha tipo 65 mais q.b. para polvilhar (usei 200 de farinha integral e 220 de farinha T65)
1 c. chá sal
100 g queijo mozarela em fatias
1 gema  de ovo para pincelar

Preparação do recheio:
Apesar de dizer para cozer os brócolos no robot de cozinha, fi-lo num tacho, método normal e reservei. No copo da yammi, colocar a cebola, o alho, a cenoura, o azeite e o tomate e picar 4 seg, vel. 5. Trocar de lâmina, adicionar os cogumelos, um cubo de caldo e programar 3 min., temperatura ST, vel.1. Adicionar os brócolos reservados e programar 3 min, temper. ST, vel. 1. Adicionar os oregãos e o milho, misturar com a espátula e reservar.
(Fiz toda esta parte num tacho, método tradicional).





Preparação da massa:
Colocar no copo a água, o açúcar, o azeite e o fermento e aquecer 1 min e 30 seg, temper. 37 graus, vel.1.
Adicionar a farinha  e o sal, amassar 2 min, vel. 4. retirar para um tabuleiro polvilhado com farinha, molde uma bola e deixar levedar num local morno cerca de 30 min. ou até a massa dobrar de volume.
Dividir a massa em 6 partes com aproximadamente 110 g cada. Com a ajuda de um rolo estender cada parte em forma de círculo com aproximadamente 20 cm de diâmetro.
Pré-aqueer o forno a  200 graus. Distribuir em metade de cada círculo o queijo e o recheio e fechar o círculo, ficando uma meia lua, pressionar as bordas para fechar bem.
Colocar as meias luas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincelar com a gema e levar ao forno a 200 graus, cerca de 15 minutos.








Ficou mesmo muito boa, nós de certeza que vamos repetir!!!





sábado, 1 de abril de 2017

Folar de Bacalhau



Ontem, para entrada de uma jantar de família, fiz Folar de Bacalhau. A ideia ocorreu-me ao folhear a revista deste mês Continente Magazine. Para além dos ingredientes que constam da lista, juntei alho francês. Passo a descrever.














Ingredientes:
1 saqueta de fermento de padeiro
1,5 dl de leite
600 g de farinha
sal q.b.
3 dl de azeite
6 ovos
50 g de manteiga
azeite para untar q.b.
farinha para polvilhar q.b.
2 cebolas
2 dentes de alho
1 Kg de bacalhau desfiado ultracongelado
pimenta q.b.
2 c. sopa de salsa picada

Acrescentei 4 talos de alho francês

Preparação:

Dissolva o fermento no elite morno. Coloque a farinha na bancada de trabalho, abra uma cavidade e adicione sal, 1,5 dl de azeite, 5 ovos, a manteiga e o leite com o fermento. Misture tudo e trabalhe bem a massa até descolar da bancada e das mãos (costumo fazer numa bacia e só quando está tudo bem envolvido é que coloco e trabalho a massa na bancada).

Faça uma bola, coloque-a dentro de uma tigela untada com azeite e polvilhada com farinha, cubra-a com um pano e deixe-a levedar em locar quente, até dobrar de volume.

     



Num tacho adicione os restantes 1,5 dl de azeite e refogue as cebolas cortadas em meia lua, as rodelas de alho francês, se optar por também juntar, os dentes de alho picados, durante 4 minutos. Com o alho francês é preciso mais tempo até amolecerem. Junte o bacalhau previamente descongelado, misture bem, tempere com sal e pimenta, adicione a salsa picada e deixe arrefecer. Juntei um pouco de vinho branco e mais alho em pó. Antes de juntar a salsa, dividi o refogado em dois: num pus de facto salsa picada e noutro pus azeitonas às rodelas. Dividi a massa a meio e fiz os passos que vou descrever a seguir, duas vezes, fazendo um folar mais pequeno com o recheio de bacalhau e salsa e outro folar com o bacalhau e azeitonas.

   

Unte uma forma redonda com azeite. Coloque a massa em cima da bancada de trabalho polvilhada com farinha, trabalhe-a um pouco e divide-a em três partes iguais (dividi em 6).
Estende uma parte e coloque-a dentro da forma, espalhe por cima metade da mistura de bacalhau, cubra com outra parte da massa estendida, junte o resto do bacalhau e cubra com a terceira parte de massa estendida.
Feche bem os rebordos da massa e deixe-a levedar mais um pouco, até chegar ao topo da forma. Pincele depois com o ovo batido e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante 50 minutos (como fiz folares pequenos, não foi preciso tanto tempo, desliguei quando estava douradinho por cima).



Este é o Folar de bacalhau com azeitonas:


Este é o Folar de Bacalhau e salsa.




Quer um , quer outro ficaram espetaculares. Gostei muito!