Cheguei a casa e como faço quase sempre, fui à net e coloquei empada de peixe e camarão, uma das receitas que surgiu foi a do site da Vaqueiro, Empadinhas de Peixe e Camarão:
Massa:
400 g farinha
2 dl água
40 g banha
20 g margarina
sal
Recheio
200 g de medalhões de pescada congelados
250 g de miolo de camarão
sal
1 alho francês
2 cenouras
50 g margarina (usei azeite)
2 colheres de sopa farinha
1,5 dl leite
pimenta, noz moscada
1 colher sopa coentros picados
1 gema
Deite a farinha numa
tigela e abra uma cavidade ao centro. Leve a água a
aquecer com a banha,
a margarina e uma pitada de sal e
deixe derreter.
Deite esta mistura no meio da farinha e mexa, com uma colher de madeira, até obter uma massa ligada. Amasse com as mãos, molde em bola, tape e deixe arrefecer.
Deite esta mistura no meio da farinha e mexa, com uma colher de madeira, até obter uma massa ligada. Amasse com as mãos, molde em bola, tape e deixe arrefecer.
(Preparação Yammi: Coloquei a água, a margarina, a banha e uma pitada de sal no copo, pus 90 graus, velocidade 1, o tempo necessário até a manteiga e a banha estarem derretidas e bem misturadas. Juntei a farinha, liguei a velocidade 4 até estar bem ligada com os líquidos, retirei e amassei mais um pouco com as mãos. Reservei.)
Entretanto prepare o recheio. Coza os medalhões
de peixe (usei postas de pescada), durante 15 minutos em água a ferver temperada com sal. Cerca de 2 minutos antes de terminar a cozedura,
junte o miolo de camarão.
Escorra o peixe e os camarões num coador e reserve o caldo. Faça o peixe em
lascas (usei postas de pescada e cozi o camarão ao lado, porque precisa de muito sal para ficar bom, cerca de 30 g de sal por cada litro de água).
Corte o alho francês em rodelas, lave e escorra bem. Pele as cenouras e rale-as em juliana.
Leve o alho francês e a cenoura ao lume com a Vaqueiro com Cebola/azeite e deixe estufar sobre lume brando até o alho francês estar mole. Adicione o peixe e os camarões e misture bem. Polvilhe com a farinha, mexa e regue com o leite e 1,5 dl de caldo do peixe. Tempere com sal, pimenta e noz moscada e deixe cozer sobre lume brando até engrossar. (temperei a mistura de peixe e legumes antes de juntar a farinha e o leite, e retifiquei os temperos após)
Adicione os coentros picados, mexa e retire do lume.
Separe a massa em bocadinhos e forre as forminhas de empadas, esticando a massa com a ponta dos dedos. Distribua o recheio pelas forminhas e molde com as mãos rodelinhas de massa para tapar o recheio. Faça unir bem os bordos e pincele com a gema desfeita (juntar umas gotas de água à gema ajuda a pincelar as empadinhas).
Ficaram mesmo muito boas!!
Muito boas e saborosas:É para repetir!!!
ResponderEliminarFabulosas!
ResponderEliminarObrigado Ana!
ResponderEliminarObrigado Ana!
ResponderEliminar