quarta-feira, 24 de junho de 2015

Hambúrgueres de grão de bico e espinafres

Na segunda decidi fazer uns hambúrgueres diferentes, nem de carne, nem de peixe. Tinha um molho de espinafres a precisar de ser usado e foi a partir daí que me surgiu a ideia destes hambúrgueres.



Usei o que tinha à mão (claras de ovo que me sobraram de uma tarte pastel de nata, pão ralado que tinha feito para aproveitar pão velho):

1 molho de espinafres frescos
1 frasco de grão de bico cozido
1 cebola pequena
pão ralado q.b.
1 a 2 claras de ovo
sal q.b.
pimenta preta moída na altura q.b.
caril q.b.
alho picado q.b. (usei de frasco, como abri um há pouco, tem ainda muito sabor)

Depois de retirar as folhas do molho de espinafres e de as lavar, coloquei-as numa taça com um pouquinho de água e sal, e levei ao microondas 5 minutos, na potência máxima (ir pondo mais tempo até estarem cozidos).


Depois de os espremer bem, coloquei-os no copo da yammi (pode ser numa picadora), juntei a cebola, o grão de bico, a clara (juntar primeiro uma, e só se for necessário juntar a outra), e pão ralado.



Temperei com alho, pimenta preta moída na altura, sal se necessário e caril. Programei 1minuto na velocidade 5, baixei o que ficou nas paredes do copo e mais 1 minuto. Retifiquei temperos, nomeadamente mais caril, de forma a ficar com aquele saborzinho subtil a caril. Fui juntado pão ralado até achar que tinha uma consistência boa para fazer os hambúrgueres.


À medida que moldava os hambúrgures com as mãos e a ajuda de espátulas, ia-os passando por pão ralado de ambos os lados. Levei-os a grelhar com um fio de azeite.




Ficaram muito bons! É claro que não consegui convencer os meus filhos a provar!!!







quarta-feira, 17 de junho de 2015

Bolachas de laranja e chocolate

Hoje souberam muito bem estas bolachas de laranja e chocolate:



A receita é da revista Bolachas e Biscoitos nº46, 2015. Fi-la na yammi, mas é muito fácil de fazer à mão.

Eis a sequência:

Misturar muito bem 100 g de manteiga à temperatura ambiente com 100 g de açúcar. Usei sempre a velocidade 6 e o tempo necessário para ficarem bem misturados os ingredientes.


Adicionar um ovo, a raspa e o sumo de uma laranja.


Envolver 300 g de farinha previamente misturada com uma colher de chá de fermento em pó.



Juntar 100 g de tablete de chocolate, previamente picado e envolver na massa.


Usei tapetes de silicone para forrar os tabuleiros e com a ajuda de duas colheres de chá fui colocando massa e alisando com a costas da colher, de modo a fazer o formato de bolachas (nunca ficam perfeitinhas como as das revistas!!!)


Levar ao forno até começarem a ficar douradinhas nas bordas (não deixar secar muito).
Retirar e deixar arrefecer (uso uma grelha para ajudar a ficar mais estaladiças).



Ficaram muito boas e já só sobraram estas:

 







terça-feira, 16 de junho de 2015

Tarte Pastel de Nata

Acabei de fazer a Tarte de Pastel de Nata do livro "A minha cozinha" da Clara de Sousa. Já a fiz imensas vezes e fica sempre um espetáculo! Sigo a receita à risca, apenas reduzo no açúcar, em vez dos 350 gramas, coloco apenas 250.

Aqui está ela:






E eis a receita:

1 base redonda de massa folhada (uso a do Lidl que é quadrado e ajeito as bordas)
350 gr de açúcar (ponho 250 gr)
80 gr de farinha maisena
6 gemas
0,5 l de leite
2 dl de água
1 pau de canela
casca de limão

Coloque a massa numa tarteira de fundo amovível e pique o fundo. Ligue o forno a 200 graus.
Num tacho junte por esta ordem, mexendo sempre  entre cada novo ingrediente: açúcar; maizena, gemas, leite e água. Bata bem e verifique se não tem grumos, se tiver usar a varinha mágica. Junte uma boa casca de limão e um pau de canela e leve ao lume, mexendo para evitar pegar no fundo. Quando levantar fervura, reduza o lume. O creme engrossa rapidamente. Quando tiver a consistência de creme de pasteleiro, está pronto.
Retire do lume. Retire a casca de limão e o pau de canela, verta na tarteira e leve ao forno durante meia hora, aproximadamente ou até queimar a seu gosto.



Bom apetite

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Entrecosto na Yammi Vs Entrecosto assado




E como a sexta à tarde é o período que dedico às limpezas, o jantar tinha quer ser uma coisa fácil, até porque o maridão não estava para ajudar. Durante a semana tinha visto no facebook uma receita do blog "As receitas da Selene" que me chamou a atenção: Entrecosto na Yammi. Decidi experimentar hoje.
É muito fácil, o que deu mais trabalho foi partir a tira em pedaços pequenos!!! Tempera-se a gosto, com uma ou duas horas de antecedência. Eu segui a receita do referido blog:
alho, vinho branco, colorau, azeite, sal e pimenta preta. 
Depois de marinar, colocar esta marinada no copo da yammi, com mais 2 dl de água. Colocar os bocados de entrecosto na Varoma e programar 35 minutos, temperatura ST, velocidade 3. Foi preciso mais tempo, talvez o dobro, devia ser um porco duro!! Foi preciso adicionar mais água ao copo.






E o resultado foi este:

 

Ao mesmo tempo, como tinha mais do que um quilo de entrecosto, decidi levar parte dele ao forno, juntamente com umas batatinhas. Demorou mais ou menos o mesmo tempo.



O entrecosto assado estava mais saboroso, o forno intensifica o sabor dos temperos; mas o entrecosto feito na Varoma, tendo em conta que é feito ao vapor, portanto mais saudável, também estava bom. Aconselho!



quarta-feira, 10 de junho de 2015

terça-feira, 9 de junho de 2015

Trouxinhas de massa filo e alheira e trouxinhas de massa filo e morcela



Há muito que não publicava nada aqui no blog. Esta altura do ano é das mais complicadas para quem trabalha num serviço de psicologia escolar. E para complicar coincidiram várias avaliações psicopedagógicas.

Mas vamos ao que interessa:

Trouxinhas de massa filo


Este fim de semana experimentei uma receita nova, que surgiu por sugestão da minha cunhada, para fazer como entrada na comunhão da minha sobrinha, chamei-lhe "trouxinhas de massa filo e alheira" e "trouxinhas de massa filo e morcela". É muito simples: estender uma placa de massa filo e dividir em quatro e depois cada quadrante novamente em quatro. Com estas quatro placas mais pequenas sobrepô-las, depois de pincelar cada uma com azeite. No centro colocar uma colher de chá de alheira desfeita (depois de tirada a pele) e misturada com cebola picadinha, juntar as pontas em cima, enrolar de modo a fazer uma trouxinha. O outro recheio é morcela desfeita (depois de tirada a pele) e misturada com maçã cortada aos bocadinhos. Vai ao forno pré-aquecido a 180 graus, até a massa ficar douradinha.
Ficam muito bons e são uma ótima entrada!



E fica aqui uma fotografia da linda mesa do bolo de comunhão da minha sobrinha: