domingo, 3 de abril de 2016

Perna de Peru Assada com Couve Pak Choi

Ontem foi dia de fazer um assado, apeteceu-me. Tinha uma perna de peru congelada, que era mais que suficiente para nós os três, já que o quarto elemento da família, o meu filho mais velho não estava (viagem de finalistas de 9º a Madrid!!!).

Deixei-a descongelar desde de manhã. Fiz uma pasta no almofariz juntando
- alguns dentes de alho,
- salsa fresca picada,
- q.b. de pimentão doce,
-  raspa e sumo de 1 limão,
- sal grosso.

Pisei e misturei bem, juntei o azeite necessário até ter a quantidade suficiente para besuntar bem a perna de peru, na qual fiz antes uns cortes. Deixei marinar um pouco (meia hora), coloquei na travessa de ir ao forno, juntei 1,5 dl de vinho branco, 1,5 dl de vinho branco e levei ao forno a 190 graus, durante cerca de 2 horas. Na primeira hora e meia, mantive a travessa tapada com papel de alumínio para não secar a carne. Pouco antes de tirar do forno juntei 3 maçãs descascadas e partidas em quatro.


Numa travessa ao lado, coloquei batatinhas descascadas, besuntadas com a mesma mistura do peru, Precisaram de cerca de uma hora.



Para acompanhar fiz umas couves pak choi, de que gosto muito. Costumo encontrá-las no Lidl. E ainda arroz basmati feito no forno pelo marido (receita brevemente).

Pak Choi com sementes de sésamo

(receita em http://quinta-sabores.blogspot.pt/p/curiosa.html)


Ingredientes
- 2 couves Pak Choi (usei 3)
- 1 dente de alho esmagado
- 2 c. sopa de óleo vegetal (usei azeite)
- sal q.b.
- 1 c. sopa de molho de soja
- 1 punhado de sementes de sésamo

Toste um pouco as sementes de sésamo na frigideira até dourarem.

Corte grosseiramente a couve com os talos. Refogar um pouco o alho no óleo. Acrescentar o molho de soja, as couves e as sementes de sésamo. Saltear 5 minutos. Servir quente.





Tikka masala fishball curry




Hoje decidi experimentar uma coisa nova e diferente, deste livro:



A receita era Thai Fishball Curry, mas como não tinha Thai red curry paste, ingrediente essencial, usei Tikka Masala curry paste, usei este molho e passei a chamar à receita:

TIKKA MASALA FISHBALL CURRY


Vou colocar aqui os ingredientes da receita original e entre parêntesis o que não usei por não ter, ou  o que usei em alternativa.

Ingredientes:
1 c. sopa óleo girassol
100 g Thai red curry paste (usei tikka masala curry paste)
2 x 400 ml de leite de coco (só usei 400 ml)
500 g de bolinhas de peixe (fishballs) : receita em baixo
2 c. chá molho de peixe Thai
150 g de rebentos de feijão
2 c. chá açúcar de cana em pó (não usei)
4 "lime leaves" (não usei)
1 c. sopa "lemon grass" finamente picado (não usei)

Para guarnecer
Malagueta fatiada
Coentros frescos picados

Aquecer o óleo num tacho largo (wok) anti aderente e adicionar a pasta curry (Tikka masala curry paste). Fritar por 1-2 minutos e adicionar o leite de coco. Deixar ferver, reduzir o calor e deixar fervilhar em fogo lento, sem tampa, por 6-8 minutos.


Adicionar as bolinhas de peixe, açúcar, "lime leaves", "lemos grass" (estes três últimos não usei), molho de peixe, e os rebentos de feijão. Deixar ferver, reduzir novamente o calor e deixar fervilhar em fogo lento, sem tampa, mais 6-8 minutos.

Para servir, colocar o "curry" em taças, guarnecer com malaguetas fatiadas e os coentros frescos, e servir com arroz jasmine. Nós comemos com arroz basmati, que liga muito bem.


Para além dos rebentos de feijão, juntei cenoura fatiada em palitos finos e ficou muito bom!!!

Nota: Como não tinha Fishballs já prontas, fi-las de acordo com uma nota da receita do referido livro, usando uma embalagem de 400 g de filetes de pescada. A receita diz para juntar 700 g de filetes de peixe branco firme, 2 dentes de alho, 2 colheres de sopa de farinha de milho (usei pão ralado), 2 c. sopa de molho de soja, 2 c. sopa de coentros frescos picados e 1 c. chá de gengibre fresco ralado.


Usei a Yammi para cortar e juntar tudo. Fiz pequenas bolas desta mistura (untar as mãos com azeite ajuda a fazer as bolinhas, sem que se agarre tudo às mãos).



Ficou muito bom!







terça-feira, 29 de março de 2016

Frango agridoce

Olá a todos!

Há muito que não publicava nada no blog. Foi um período de muito trabalho. Agora que estamos nas férias escolares da Páscoa, vou aproveitar para publicar algumas receitas que experimentei, enquanto aproveito o quentinho da lareira!! Quem diria que ainda acenderíamos a lareira a 29 de março?!



Estava eu a trabalhar e como acontece muitas vezes, a atenção fugiu para assuntos de culinária. Decidi pegar neste livro e ver se havia alguma receita que me agradasse:


Apeteceu-me fazer uma receita com frango e como isto foi ontem, hoje comprei dois peitos de frango para fazer esta receita:


E a receita de FRANGO AGRIDOCE reza assim:

Ingredientes (para 4 a 6 pessoas):
450 g de carne de frango partida aos cubos (usei peito)
5 c. sopa óleo vegetal ou de amendoim
1/2 c. chá alho esmagado
1/2 c. chá gengibre fresco picadofinamente
1 pimento verde, picado grosseiramente (pus às tiras)
1 cebola, picada grosseiramente (pus às tiras)
1 cenoura, fatiada finamente
1 c. chá óleo de sésamo
1 c. sopa de cebolinhas picadas grosseiramente (não usei)

Marinada:
2 c. chá molho de soja light (usei o normal)
1 c. chá Shaowing rice wine (não usei)
pitada de pimenta branca
1/2 c. chá sal
1 fio de óleo de sésamo

Molho
8 c. sopa de vinagre de arroz
4 c. sopa açúcar
2 c. chá molho soja light
6 c. sopa ketchup




Preparação:
  1. Colocar os ingredientes da marinada numa taça e inserir os cubos de frango, envolver e reservar por 20 min, no mínimo.
  2. Molho: aquecer o vinagre numa panela e adicionar o açúcar, o molho de soja e o ketchup. Mexer até dissolver o açúcar, desligar e reservar.
  3. Num wok pré-aquecido, aquecer 3 c. sopa do óleo e fritar o frango até começar a ficar castanho dourado. Remover e reservar.
  4. No wok, limpo, aquecer o restante óleo e cozinhar o alho e o gengibre, até começar a sentir-se os aromas. Adicionar os vegetais e cozinhar durante 2 minutos. Adicionar o frango, cozinhando por mais 1 minuto. Finalmente, adicionar o molho e o óleo de sésamo, Envolver a cebolinha e servir (acho que este último passo, da cebolinha, não faz falta).

Nota: Juntei também rebentos de bambu, que comprei no Lidl, da marca VITASIA) e combinou muito bem.





Ficou muito bom, acompanhado por um arroz basmati (receita em baixo), feito pelo meu marido, no microondas.

Experimentem!






:
Arroz Basmati no microondas

Meia cebola picadinha
1 caneca arroz
2 canecas de água a ferver
sal q.b.
1 fio de azeite

Juntar todos os ingredientes numa taça que vá ao microondas, misturar e colocar 13 minutos mas mexer a meio do tempo.